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Um dos principais assuntos que envolve o varejo alimentar, onde especialistas apontam uma tendência para este e os próximos anos, impulsionando o setor para o futuro, é o de proporcionar uma experiência melhor ao consumidor, que tem um ritmo de vida cada vez mais acelerado e está sempre em busca de praticidade. No caso do terminal de auto atendimento implementado nos caixas dos supermercados, o objetivo é fazer com que o cliente, com poucos itens, tenham agilidade para finalizar a sua compra diminuindo, assim, o tempo da fila.
Com lojas nas cidades de Campinas, Cosmópolis, Limeira, Piracicaba e Rio Claro, ambas no interior de São Paulo (SP), além do Enxuto Aqui, lojas autônomas instalados nos condomínios, o Enxuto Supermercados trabalha com self-checkouts chamados de Auto Caixa desde 2016, sendo o primeiro da Região Metropolitana de Campinas a adotar essa solução. “A tecnologia do self-checkout veio em um momento em que o tempo se tornou algo extremamente valioso. Através da escuta das necessidades dos nossos clientes, uma prática comum do Enxuto já há um bom tempo, pudemos nos antecipar e dar maior poder de escolha a eles”, explica a Diretora de marketing do Enxuto, Doane Moda.
Além dos terminais de self-checkout, o Enxuto conta também, carrinhos inteligentes para grandes compras na unidade Campinas. A inovação promete possibilitar que os clientes tenham liberdade e agilidade nos atendimentos e possam reduzir em até 30% o tempo gasto durante as operações no caixa. “Nos dias hoje, ambas as situações representam necessidades cada vez mais presentes na vida dos consumidores. Além disso, também podemos medir o sucesso dessa tecnologia a partir da grande adesão do público. Se ele não está com pressa e quer dar uma pausa para conversar, pode ir ao caixa de bate-papo; se quer mais rapidez no processo de compra, pode ir ao self-checkout, se quer maior autonomia, ele tem à disposição o carrinho inteligente”, enfatiza Doane Moda.
Para o varejo alimentar, o sistema self-checkout precisa contar com todos os recursos necessários para a operação integrando as informações geradas com o seu sistema de gestão. Logo, investir em tecnologia e treinamento é essencial. O Enxuto oferece treinamentos para todos os operadores de caixa sempre que alguma implementação de novas tecnologias no ponto de venda (PDV) acontecem, além de ter em sua, agenda treinamentos periódicos.
Certamente é uma tendência, o maior impedimento no crescimento deste tipo de serviço é o alto investimento destes equipamentos. “É importante ter em mente que se trata de um investimento tecnológico que trará benefícios a curto, médio e longo prazo para o varejista, sobretudo proporcionando uma melhor experiência e comodidade para o consumidor final, o que impacta no ticket médio de consumo, na fidelização etc.” , enfatiza o diretor de produtos de Varejo Supermercados da TOTVS, João Alberto Giaccomassi.
Com clientes supermercadistas como Asun Supermercados, Supermercado Gricki, Grupo Koch e Savegnago, a TOTVS oferece a solução TOTVS Varejo Supermercados PDV. Hoje são cerca de 3.000 terminais de autoatendimento instalados com a tecnologia. Uma das vantagens do módulo self-checkout é que possui uma interface simples e intuitiva, com processo de atendimento guiado por áudio e oferta de diversas formas de pagamentos, permitindo que o consumidor conclua sua compra de forma ágil e mais independente. O módulo tem também controle de pesagem inteligente, para detectar desvios de peso, com limites de tolerância diferentes para cada tipo de produto. A ferramenta também pode realizar o faturamento de pré-venda iniciada na loja, e permite parcelamento de compras, venda no cartão e integração com dispenser de moedas. Com isso, então, a ferramenta que traz conveniência para a operação, o que a torna ideal para reduzir filas e garantir melhor experiência ao cliente.
“No caso da nossa solução, outro benefício é a integração também com o ERP, o que automatiza e simplifica a conciliação financeira e, também, de estoque. E nossos clientes estão amplamente satisfeitos com essa solução, uma vez que proporciona uma excelente experiência de compra para os clientes finais. Constatamos um aumento de 52% de equipamentos e softwares de self checkout da TOTVS instalados de janeiro a dezembro de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022”, explica Giaccomassi.
O Grupo Nextop composto pela Nextop (empresa de inovação no setor de varejo) e pela Top Sistemas (empresa que trabalha com soluções de prevenção de perdas) trabalham juntas em soluções tecnológicas avançadas para o setor de supermercados. “Nossa tecnologia está atualmente instalada em mais de 9.200 pontos. Temos diversos clientes entre os Top 30 da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), consolidando nossa posição como uma referência em soluções de varejo”, diz o CEO da Nextop, Juliano Camargo.
Um aprimoramento do self-checkout são os carrinhos inteligentes, através da tecnologia Nextop. É uma inovação, segundo a empresa, que eleva a experiência de compra a um novo patamar. “Esses carrinhos não apenas melhoram significativamente a experiência do consumidor – com uma taxa de satisfação de 98% – mas também contribuem para o aumento do tíquete médio e a atratividade da loja, impulsionando as vendas”, explica Camargo.
Com a estratégia de deixar o consumidor no centro das decisões, os carrinhos inteligentes, a satisfação dos clientes varia com base em critérios como a experiência de uso, a facilidade de utilização e a eficiência durante as compras. São projetados para melhorar a experiência de compra, oferecendo conveniência, agilidade no processo de compra, informações sobre produtos em oferta e até a possibilidade de pagamento direto no carrinho, eliminando a necessidade de enfrentar filas. “Realizamos uma pesquisa de satisfação exclusiva no final da compra através do carrinho inteligente. Os resultados são impressionantes, com 98% de satisfação dos clientes e um aumento de até 330% no valor do ticket médio de compra”, detalha o CEO.
Com clientes do setor de supermercados o Grupo Nextop, destaca dos cases de sucesso que ilustram o impacto positivo dos carrinhos inteligentes: Savegnago Supermercados (rede do interior de São Paulo) e o Supermercado Brasão (rede de Santa Catarina).
O Savegnago Supermercados a experiência demonstrou um aumento significativo na eficiência operacional, uma melhoria notável na experiência de compra dos clientes e um aumento expressivo no ticket médio das compras. Observou-se também, uma redução nas perdas, graças às funcionalidades avançadas de prevenção de perdas integradas nos carrinhos.
Já o Supermercado Brasão, por sua vez, com a implementação dos carrinhos inteligentes, experimentou melhorias na agilidade do processo de compras e na satisfação geral do cliente, refletidas em uma taxa de aprovação excepcionalmente alta.
“Esses casos exemplificam como os carrinhos inteligentes podem transformar a experiência de compra, não apenas do ponto de vista do cliente, mas também em termos de operações de loja, eficiência e rentabilidade. Eles são testemunhos da capacidade das soluções Nextop de atender e exceder as expectativas do mercado, oferecendo um retorno significativo sobre o investimento”, explica o CEO da Nextop, Juliano Camargo.
Custo
A implementação da tecnologia de carrinhos inteligentes do Grupo Nextop envolve custos que variam conforme diversos fatores, incluindo a especificidade da tecnologia empregada, o tamanho da loja, a quantidade de carrinhos necessários e as funcionalidades específicas que cada cliente deseja incorporar.
A faixa de preços de venda variam entre 15.000 a 60.000 reais por carrinho, dependendo das especificações e tecnologias incluídas. Já as opções de locação têm custos mensais que oscilam entre 800,00 a 4.000,00 reais por carrinho, também variando de acordo com o escopo e características do projeto.
Balança com IA
Mais uma inovação da tecnologia para setor supermercadista da Nextop postar é na balança com inteligência artificial (IA) pode funcionar em um carrinho de compras inteligente (ilustração abaixo). A tecnologia representa uma interseção entre automação, conveniência e eficiência, melhorando a experiência de compra para os consumidores e ajudando as lojas a gerenciar melhor o inventário e a prevenção de perdas. Acompanhe os passos:
A identificação facial no self-checkout
O Grupo Nextop está implementando um sistema de identificação facial que alerta, em tempo real, os agentes de segurança sobre a presença de indivíduos conhecidos por furtos ou fraudes nas lojas. O que aumenta, significativamente, a segurança e ajuda a prevenir perdas. Vamos então, aguardar mais essa novidade para o setor do varejo alimentar!
Redação SuperHiper